Suzuki Volusia Forum banner

O mod DJ Drive explicado

93K views 98 replies 53 participants last post by  Freedo302  
#1 · (Edited by Moderator)
Abaixo está uma cópia e cola de uma resposta por e-mail que enviei sobre uma pergunta sobre "O que é um mod C90"?

Me perguntam isso com bastante frequência, então, em vez da resposta padrão "faça uma pesquisa", tentei fornecer uma sinopse o mais curta possível do que está envolvido em fazer um mod de acionamento C90 em um 800.
DJ Hillis, um membro do fórum VR, notou que em sua viagem diária seu C50 parecia estar simplesmente trabalhando muito (girando muito alto) em velocidades acima de 65-70 mph indicados. Ele procurou engrenagens mais altas para aumentar a relação de marchas e diminuir a rotação. Resumindo, ele descobriu que com algumas modificações simples ele poderia adaptar uma unidade de acionamento traseiro completa de um C90 e obter a relação que procurava. Isso aumenta a relação de marchas final em 14%. (ou diminui a rotação nessa quantidade, algo assim). Ele permite que você fique em cada marcha por mais tempo e apenas torna o 800 um passeio mais agradável. Você perde uma pequena quantidade de torque na extremidade inferior, mas quase imperceptível. Eu tinha em um '05 C50 e realmente gostei. O maior benefício é andar na rodovia. Aqui está o que o mod implica.

As unidades de acionamento traseiro de C90, VL1500 e VS1400 são todas a mesma unidade de acionamento. O C90 e o VL1500 têm o mesmo tamanho de furo do eixo, que é maior que o eixo do C50, portanto, você tem que criar uma bucha que adapte um acionamento C90 ou VL1500 ao eixo do C50. Isso não é um problema com um acionamento VS1400, por alguma razão o 1400 e o 800 compartilham o mesmo tamanho de eixo.

Se você removesse sua unidade de acionamento traseiro, notaria que ela é montada no braço oscilante por meio de três pinos de montagem. A circunferência dos três pinos em um acionamento 90/1500 e 1400 é ligeiramente maior que a do acionamento 800. Para levar isso em consideração, os orifícios de montagem no braço oscilante 800 precisam ser alargados para acomodar os pinos do novo acionamento. Isso pode ser feito perfurando os orifícios superdimensionados (9/16 para um acionamento 90 ou VL1500 e 1/2 polegada para um acionamento 1400). Outro método para perfurar os orifícios superdimensionados e remover tanto material é ranhurar os orifícios com uma lima. (pesquise este procedimento no site VR).

A próxima consideração é o espaçador do cubo da roda para a unidade. O espaçador do eixo que está em sua bicicleta agora (estou falando daquele entre a unidade de acionamento e o cubo da roda) é ligeiramente longo demais (cerca de 2 mm). Você pode encurtar o da sua bicicleta, mas isso o torna inutilizável se você quiser voltar ao seu acionamento 800 (ou seja, se você fosse vender a bicicleta). Você pode cortar um espaçador de um tubo DOM ou há pessoas no VR que podem fornecer um (chegarei a isso mais tarde).

A outra consideração é o comprimento do eixo de transmissão. Muito debate sobre este tópico. DJ Hillis corta, manga e solda os eixos de transmissão C90 em um comprimento que funciona. Até onde eu sei, ninguém nunca teve problemas com um acionamento modificado por Hillis. Há outro maquinista com quem trabalho em Sturgis SD que pega os eixos de transmissão C50 e os modifica para o comprimento adequado. Seu processo envolve alguma fresagem que reposiciona o ombro que entra em contato com a junta universal. Eu tive os dois, ambos funcionam igualmente bem e são bem-sucedidos

Então, aqui está o que você precisa;
Uma unidade de acionamento de um C90, VL1500 ou VS1400. Para o 90 ou 1500, tente obter o eixo de transmissão com ele. Para um 1400, você provavelmente teria que obter um eixo de transmissão C50 modificado do cara em Sturgis. Você também pode mandar modificar o eixo de transmissão do seu C50.

Uma bucha para permitir que o acionamento 90 ou 1500 aceite o eixo 800. Não é necessário se estiver usando um acionamento 1400.

Um espaçador do eixo para definir o espaço adequado entre o acionamento e o cubo da roda. Eu fiz isso para as pessoas, o maquinista em Sturgis (eu continuo chamando-o assim porque não consigo me lembrar do nome dele no VR) faz isso, e DJ Hillis faz isso.

Um eixo de transmissão de comprimento correto, seja modificado por Hillis ou Aric (o cara em Sturgis).
Você precisa de um novo circlip (anel de pressão) e um retentor de óleo do eixo de transmissão.

Agora a parte difícil, encontrar um. DJ Hillis costumava comprar acionamentos de um cara que os conseguia de um lugar que convertia C90s em triciclos. Esse fornecimento secou e Hilllis não tem mais uma fonte, no entanto, se você conseguir localizar um acionamento, poderá enviá-lo para ele (Hillis), ele pode converter tudo e enviar de volta um kit drop-in, exceto alargar os orifícios em seu braço oscilante. Não tenho certeza de qual é o custo hoje em dia. O cara que os estava recebendo começou a produzi-los ele mesmo (membro do VR Hamlings8), mas parece que esse fornecimento também secou. Envie a ele uma mensagem privada e pergunte sobre a disponibilidade. Eu simplesmente não acho que eles estejam convertendo muitos C90s hoje em dia, mas se ele tiver um, ele pode fornecer um kit drop-in convertido, com tudo o que você precisa.

A única outra coisa em que consigo pensar no momento é que o novo acionamento, uma vez instalado, não permitirá que você use seu braço oscilante esquerdo (às vezes chamado de "braço oscilante falso"). Se você tiver um acionamento modificado por Aric em Sturgis, a carcaça do acionamento é usinada em uma máquina CNC para permitir que você reinstale o braço oscilante. Um acionamento modificado por Hillis permite a mesma coisa, mas Hillis consegue isso fazendo alguma retificação, de qualquer forma, ambos funcionam. Alguns DIYers optam por apenas deixar o braço oscilante "falso" desligado e alguns outros conseguiram retificar o braço oscilante e fazê-lo caber sem tocar na caixa de acionamento.

É isso em poucas palavras (se não uma porca bastante grande). Acho que vou cortar e colar isso no fórum VR como uma sinopse do que está envolvido em fazer este mod. Me perguntam muito sobre isso e isso me daria um lugar para onde eu poderia encaminhar as perguntas.
Boa sorte
Viper
Eu realmente pretendo que esta postagem seja uma explicação simples do que está envolvido na troca. E egoisticamente eu quero ter um lugar para ir e cortar e colar da próxima vez que me perguntarem. :D

Eu não quero que este tópico se torne politizado em "quem foi o primeiro" "quem é melhor" ou "quem é mais bonito" ou "quem ferrou quem". Sinta-se à vontade para adicionar qualquer coisa ao que eu possa ter perdido, mas se este tópico se desviar para um concurso de "quem", eu mesmo enviarei tudo para a lixeira.
Viper

#3 ·
CycleBiker said:
Alguma menção das diferenças de comprimento da estria do veio de transmissão pode ser apropriada.
Eu intencionalmente ignorei isso por uma razão muito simples. Embora possa ser feita uma defesa para um pequeno corte na estria da extremidade da junta universal em um dos métodos, não posso argumentar contra o sucesso. Não me foi apresentada nenhuma evidência de qualquer falha ou problema com nenhum dos métodos. Qualquer pessoa que opte por modificar seu próprio veio de transmissão pode optar por tomar essas decisões.
Viper

#8 ·
jdog said:
leia tudo e parece um bom mod, eu concordo que o C50 está funcionando muito forte em altas velocidades na rodovia, mas qual mod é mais fácil, o 1400 ou o 1500?
A maior vantagem do 1400 é que ele usa o mesmo tamanho de eixo do 800. C90 ou 1500 usa um eixo O.D. maior, o furo é maior que o eixo 800. Portanto, se você usar um C90 ou 1500, você tem que buchar a unidade para aceitar o eixo 800, se você usar a unidade 1400, você não precisa.

O eixo de transmissão 1400 é muito curto (ao contrário do eixo 90 ou 1500 que é muito longo). Então você precisaria obter um eixo 90 ou 1500 e mandá-lo encurtar, ou obter um eixo 800 e mandá-lo modificar. O Sr. Hillis encurta os eixos de transmissão 90 ou 1500 cortando e colocando mangas neles, e aquele mecânico cujo nome VR eu nunca consigo lembrar modifica os eixos 800, mas se você precisar dele, eu tenho o endereço de e-mail dele.

Modificar qualquer um deles não é uma cirurgia cerebral, mas você precisa saber o que está fazendo. Se você obter uma unidade, qualquer unidade pode ser enviada para modificação pelos profissionais.
Viper

#9 ·
Acabei de descobrir que meu acionamento 1400 está esperando por mim em casa. Já comprei um novo retentor de graxa, anel de pressão e espaçador de roda. O eixo de transmissão C50 será enviado na segunda-feira. Após a chegada do eixo C50, mandarei usiná-lo para o acionamento 1400, incluindo a área de vedação, se necessário, e mandarei encurtar o espaçador da roda. Então, provavelmente instalarei em 2 semanas com uma queda de 2 1/2" ao mesmo tempo.

#11 ·
skidroe55 said:
rushbass said:
Droga, eu pensei que este era um tópico sobre mods para a minha bicicleta! :wink:
Eu também! Talvez precise de uma edição no título para The definitive C90 DRIVE mod thread ?????

:wink:
Melhor? Eu pensei que o fórum "Motores, Transmissões e Drives" seria a dica para um tópico de mod C90, mas ei, eu sou todo a favor de um pouco mais de clareza. :wink:
Viper

#12 ·
472viper said:
skidroe55 said:
rushbass said:
Droga, eu pensei que este era um tópico sobre mods para a minha bicicleta! :wink:
Eu também! Talvez precise de uma edição no título para The definitive C90 DRIVE mod thread ?????

Melhor? Eu pensei que o fórum "Motores, Transmissões e Drives" seria a dica para um tópico de mod C90, mas ei, eu sou todo a favor de um pouco mais de clareza. :wink:
Viper
Desculpe Viper - alguns de nós não são inteligentes o suficiente para olhar para isso. Eu só olho para os nomes dos tópicos. Eu entendo para onde você estava indo agora que EU TIREI A MINHA CABEÇA!!!!!! :oops:

:lol: :lol:

#13 ·
skidroe55 said:
472viper said:
skidroe55 said:
rushbass said:
Eu também! Talvez precise de uma edição no título para O tópico de mod definitivo C90 DRIVE ?????

Melhor? Eu pensei que o fórum "Motores, Transmissões e Acionamentos" seria a dica para um tópico de mod C90, mas ei, eu sou todo a favor de um pouco mais de clareza. :wink:
Viper
Desculpe Viper - alguns de nós não são inteligentes o suficiente para olhar para isso. Eu só olho para os nomes dos tópicos. Eu entendo para onde você estava indo agora que EU TIRO MINHA CABEÇA!!!!!! :oops:

:lol: :lol:
Ei, foi um pouco presunçoso da minha parte presumir que todo mundo sabe do que eu estou falando quando na maioria das vezes, eu não sei do que estou falando. :lol:

#14 ·
PERGUNTA? sobre os anos a usar?

Olá a todos, sou novo neste site e novo num Volusa! Recentemente adquiri um 2002 e adoro-o!! Foi muito personalizado e pintado!! De qualquer forma, quero mudar a unidade de engrenagem final traseira e preciso saber quais anos de C50/VL1500/VS1400 servirão!! Encontrei uma unidade VS1400 de 1995 e preciso saber se ela funcionará para esta mudança?? Qualquer ajuda é apreciada!! Obrigado, boatman355

#15 ·
Ótima visão geral, Viper! Tenho um disco rígido VS1400 na minha garagem há quase dois anos e ainda não consigo decidir se quero instalá-lo, pois não ando muito de slab riding.

#16 ·
meia-noite, faça-o! Eu fiz isso no fim de semana passado e não estou olhando para trás. Parecia um pouco assustador e assustador no começo, mas é muito fácil. Apenas certifique-se de furar os buracos para 9/16" e certifique-se de que a bicicleta esteja engrenada ao tentar colocar o eixo de transmissão

#17 ·
E se você tivesse que mexer na regulagem do freio traseiro enquanto remove e reinstala a roda e fizer um ajuste, faça-o fora do suporte.

#18 ·
A Pergunta...

é simples. Quais anos funcionam?

Talvez meus olhos cansados tenham ignorado a resposta óbvia, mas parece-me que essas várias unidades - C90, VL1500 e VS1400 - que são mencionadas não têm anos de modelo anexados.

Deve-se presumir que não houve alterações nas unidades finais para todos os anos em que esses modelos foram produzidos. Isso é verdade?

Como exemplo - agora no Ebay existem duas unidades de acionamento final VS1400. Uma de um modelo de 1992 e outra de um "
1986 ATRAVÉS DE 2009 SUZUKI VS1400 INTRUDER".

Uma tem um preço razoável e outra tem um preço ESCANDALOSO!

Independentemente do preço - esta unidade (com modificações) servirá para o meu C50SE de 2009?

O que dizem vocês, geeks técnicos de sabedoria do DJ Drive?

#19 · (Edited)
Nenhum limite de ano foi postado. Uma coisa sobre Zuki Cruisers ........ eles dificilmente mudam e, quando mudam, não é muito. Uma razão pela qual algumas peças de um '04 podem caber em um '07 Basta ter a modificação que você precisa para a unidade que você tem. Existem pelo menos 3 métodos agora, dependendo se você deseja ou não seu antigo eixo de transmissão OEM de volta a maneira original do DJ, o uso de seu eixo OEM (para os 1400), a maneira do eixo do doador modificado. Então você precisa decidir se vai usar o braço oscilante falso, porque você terá que trabalhar no estojo se fizer isso.

• Like
Reactions: rhinorat
#20 ·
Não sei se alguém analisou isso o suficiente para dar uma resposta definitiva sobre quais anos específicos definitivamente funcionarão e quais definitivamente não funcionarão. Meu conselho seria comparar o número da peça da unidade que você está pensando em usar com o número da peça de uma unidade que você sabe que funcionará. Se eles corresponderem, você ganhou. Por exemplo, sei que qualquer unidade C90 funcionará. Sei que qualquer unidade VL1500 funcionará. Sei que qualquer unidade VS1400 funcionará. Compare seus números de peça com os dessas unidades e procure uma correspondência. Também sei que existe um tópico de um sujeito usando uma unidade de um GV1400, a modificação é um pouco diferente e o eixo não se projeta o suficiente para inserir um pino de trava, mas ele está executando com uma porca e trava-rosca.

Então, a menos que você possa comprar um aqui que já tenha sido modificado, talvez você precise fazer um pouco de pesquisa como muitos de nós. Terei prazer em compartilhar o que sei, não tenho segredos (sobre unidades de qualquer maneira), mas quando se trata do ano do modelo, não analisei isso tão a fundo.

Que ano e modelo você está procurando no e-bay? Envie-me uma mensagem privada, se necessário.

#21 ·
Saudações,
Acabei de comprar um drive C90, receberei em cerca de 1 semana e meia. Alguém poderia postar os endereços de e-mail de Hillis e Aric para que eu possa obter preços para uma conversão completa, pronta para aparafusar? Eu também gostaria de obter um preço para a alteração necessária para usar o braço oscilante falso. Obrigado por qualquer ajuda. Você pode postar aqui ou me enviar as informações para markc1949@gmail.com.

#24 ·
Então, tudo isso significa que engrenagens mais altas não estão disponíveis - ou são proibitivamente caras? Ou é que esta modificação é mais fácil do que trocar as engrenagens?

Além disso, se alguém comprasse uma das engrenagens traseiras mencionadas acima, seria possível apenas trocar essas engrenagens na caixa traseira C50?

#25 ·
As engrenagens de um C90 não cabem numa carcaça de transmissão C50, são fisicamente grandes demais.

DJ Hillis originalmente investigou a possibilidade de ter um conjunto de engrenagens diferente cortado e, a menos que ele quisesse comprar 5000 conjuntos, os custos não valiam a pena.