Abaixo está uma cópia e cola de uma resposta por e-mail que enviei sobre uma pergunta sobre "O que é um mod C90"?
Me perguntam isso com bastante frequência, então, em vez da resposta padrão "faça uma pesquisa", tentei fornecer uma sinopse o mais curta possível do que está envolvido em fazer um mod de acionamento C90 em um 800.
Eu não quero que este tópico se torne politizado em "quem foi o primeiro" "quem é melhor" ou "quem é mais bonito" ou "quem ferrou quem". Sinta-se à vontade para adicionar qualquer coisa ao que eu possa ter perdido, mas se este tópico se desviar para um concurso de "quem", eu mesmo enviarei tudo para a lixeira.
Viper
Me perguntam isso com bastante frequência, então, em vez da resposta padrão "faça uma pesquisa", tentei fornecer uma sinopse o mais curta possível do que está envolvido em fazer um mod de acionamento C90 em um 800.
Eu realmente pretendo que esta postagem seja uma explicação simples do que está envolvido na troca. E egoisticamente eu quero ter um lugar para ir e cortar e colar da próxima vez que me perguntarem.DJ Hillis, um membro do fórum VR, notou que em sua viagem diária seu C50 parecia estar simplesmente trabalhando muito (girando muito alto) em velocidades acima de 65-70 mph indicados. Ele procurou engrenagens mais altas para aumentar a relação de marchas e diminuir a rotação. Resumindo, ele descobriu que com algumas modificações simples ele poderia adaptar uma unidade de acionamento traseiro completa de um C90 e obter a relação que procurava. Isso aumenta a relação de marchas final em 14%. (ou diminui a rotação nessa quantidade, algo assim). Ele permite que você fique em cada marcha por mais tempo e apenas torna o 800 um passeio mais agradável. Você perde uma pequena quantidade de torque na extremidade inferior, mas quase imperceptível. Eu tinha em um '05 C50 e realmente gostei. O maior benefício é andar na rodovia. Aqui está o que o mod implica.
As unidades de acionamento traseiro de C90, VL1500 e VS1400 são todas a mesma unidade de acionamento. O C90 e o VL1500 têm o mesmo tamanho de furo do eixo, que é maior que o eixo do C50, portanto, você tem que criar uma bucha que adapte um acionamento C90 ou VL1500 ao eixo do C50. Isso não é um problema com um acionamento VS1400, por alguma razão o 1400 e o 800 compartilham o mesmo tamanho de eixo.
Se você removesse sua unidade de acionamento traseiro, notaria que ela é montada no braço oscilante por meio de três pinos de montagem. A circunferência dos três pinos em um acionamento 90/1500 e 1400 é ligeiramente maior que a do acionamento 800. Para levar isso em consideração, os orifícios de montagem no braço oscilante 800 precisam ser alargados para acomodar os pinos do novo acionamento. Isso pode ser feito perfurando os orifícios superdimensionados (9/16 para um acionamento 90 ou VL1500 e 1/2 polegada para um acionamento 1400). Outro método para perfurar os orifícios superdimensionados e remover tanto material é ranhurar os orifícios com uma lima. (pesquise este procedimento no site VR).
A próxima consideração é o espaçador do cubo da roda para a unidade. O espaçador do eixo que está em sua bicicleta agora (estou falando daquele entre a unidade de acionamento e o cubo da roda) é ligeiramente longo demais (cerca de 2 mm). Você pode encurtar o da sua bicicleta, mas isso o torna inutilizável se você quiser voltar ao seu acionamento 800 (ou seja, se você fosse vender a bicicleta). Você pode cortar um espaçador de um tubo DOM ou há pessoas no VR que podem fornecer um (chegarei a isso mais tarde).
A outra consideração é o comprimento do eixo de transmissão. Muito debate sobre este tópico. DJ Hillis corta, manga e solda os eixos de transmissão C90 em um comprimento que funciona. Até onde eu sei, ninguém nunca teve problemas com um acionamento modificado por Hillis. Há outro maquinista com quem trabalho em Sturgis SD que pega os eixos de transmissão C50 e os modifica para o comprimento adequado. Seu processo envolve alguma fresagem que reposiciona o ombro que entra em contato com a junta universal. Eu tive os dois, ambos funcionam igualmente bem e são bem-sucedidos
Então, aqui está o que você precisa;
Uma unidade de acionamento de um C90, VL1500 ou VS1400. Para o 90 ou 1500, tente obter o eixo de transmissão com ele. Para um 1400, você provavelmente teria que obter um eixo de transmissão C50 modificado do cara em Sturgis. Você também pode mandar modificar o eixo de transmissão do seu C50.
Uma bucha para permitir que o acionamento 90 ou 1500 aceite o eixo 800. Não é necessário se estiver usando um acionamento 1400.
Um espaçador do eixo para definir o espaço adequado entre o acionamento e o cubo da roda. Eu fiz isso para as pessoas, o maquinista em Sturgis (eu continuo chamando-o assim porque não consigo me lembrar do nome dele no VR) faz isso, e DJ Hillis faz isso.
Um eixo de transmissão de comprimento correto, seja modificado por Hillis ou Aric (o cara em Sturgis).
Você precisa de um novo circlip (anel de pressão) e um retentor de óleo do eixo de transmissão.
Agora a parte difícil, encontrar um. DJ Hillis costumava comprar acionamentos de um cara que os conseguia de um lugar que convertia C90s em triciclos. Esse fornecimento secou e Hilllis não tem mais uma fonte, no entanto, se você conseguir localizar um acionamento, poderá enviá-lo para ele (Hillis), ele pode converter tudo e enviar de volta um kit drop-in, exceto alargar os orifícios em seu braço oscilante. Não tenho certeza de qual é o custo hoje em dia. O cara que os estava recebendo começou a produzi-los ele mesmo (membro do VR Hamlings8), mas parece que esse fornecimento também secou. Envie a ele uma mensagem privada e pergunte sobre a disponibilidade. Eu simplesmente não acho que eles estejam convertendo muitos C90s hoje em dia, mas se ele tiver um, ele pode fornecer um kit drop-in convertido, com tudo o que você precisa.
A única outra coisa em que consigo pensar no momento é que o novo acionamento, uma vez instalado, não permitirá que você use seu braço oscilante esquerdo (às vezes chamado de "braço oscilante falso"). Se você tiver um acionamento modificado por Aric em Sturgis, a carcaça do acionamento é usinada em uma máquina CNC para permitir que você reinstale o braço oscilante. Um acionamento modificado por Hillis permite a mesma coisa, mas Hillis consegue isso fazendo alguma retificação, de qualquer forma, ambos funcionam. Alguns DIYers optam por apenas deixar o braço oscilante "falso" desligado e alguns outros conseguiram retificar o braço oscilante e fazê-lo caber sem tocar na caixa de acionamento.
É isso em poucas palavras (se não uma porca bastante grande). Acho que vou cortar e colar isso no fórum VR como uma sinopse do que está envolvido em fazer este mod. Me perguntam muito sobre isso e isso me daria um lugar para onde eu poderia encaminhar as perguntas.
Boa sorte
Viper
Eu não quero que este tópico se torne politizado em "quem foi o primeiro" "quem é melhor" ou "quem é mais bonito" ou "quem ferrou quem". Sinta-se à vontade para adicionar qualquer coisa ao que eu possa ter perdido, mas se este tópico se desviar para um concurso de "quem", eu mesmo enviarei tudo para a lixeira.
Viper