Suzuki Volusia Forum banner

C90 versus C50

33K views 35 replies 23 participants last post by  WilderE  
#1 ·
Olá fórum. Bem, eu tenho a minha C50 há cerca de um mês e agora a minha cara-metade parece querer cada vez mais passeios. Tanto que estou a ponderar a possibilidade de passar para uma C90. Alguém já andou nas duas e pode dar alguma informação sobre a diferença de potência? Conforto? Manutenção? (Ajustes da folga das válvulas...em que ano é que se tornaram auto-ajustáveis?) Obrigado desde já, estou apenas a ponderar a possibilidade.

#2 ·
A C90 é uma ótima moto....toda a potência que você vai precisar. Meu cunhado tem uma e, na minha opinião, é a melhor atualização da C50. Elas são um pouco pesadas para mim...mas vá andar em uma....tenho certeza que você ficará impressionado.

#3 ·
Eu adoro a minha c90. Eu não fiz o upgrade de uma c50, mas posso garantir o conforto e potência suficiente para transportar 2 pessoas confortavelmente. A minha é de 2007 e tem válvulas hidráulicas...sem ajustes para mim :) não tenho certeza de quando foi o primeiro ano para ela.

#4 ·
Suponho que você esteja olhando para uma C90 de primeira geração e não para a novíssima C90 BOSS de segunda geração refrigerada a água de 2013, que é nova e eu ainda não andei em uma. No entanto, passei muitos milhares de milhas tanto na C50 quanto na C90 original.

A VL1500 Intruder 1500LC/ C90 sempre teve ajustadores de válvula hidráulicos, então nenhuma C90 jamais precisou de um ajuste de válvula.

A C90 é ligeiramente mais longa e mais pesada, mas tem cerca de 45% mais torque a 2300 RPM do que a C50 a 4000 RPM. É uma ótima opção para andar a dois ou em longas distâncias. Muito confiável, e também durará mais do que a C50. Minha única reclamação sobre a C90 foi o pequeno tanque de combustível, que só é bom para cerca de 120 milhas. Mas se sua passageira for como a maioria, ela vai querer parar com mais frequência do que isso de qualquer maneira.

#5 ·
Eu amei minha Vol por três anos, mas decidi que com minha esposa a bordo para passeios de um dia ou viagens mais longas eu queria mais - mais potência e mais conforto - então peguei a C90 '08. A Suzuki converteu de LC1500 para a marca Boulevard C90 em 2005. Na verdade, eles converteram suas outras linhas de motos para a marca Boulevard naquele ano também (Volusia para C50, Marauder para M50). Eu amo minha C90. Ela tem toneladas de potência e conforto, e minha esposa ficou muito impressionada com o quanto a C90 é mais confortável do que a Vol, apesar das coisas que fiz na Vol para tornar sua viagem mais confortável. Sim, o tanque de combustível da C90 tem apenas 14 litros em comparação com os 17 litros da Vol, mas andando na minha velocidade/estilo normal, ainda consigo 175 milhas de cada tanque. Existe um tanque auxiliar que você pode comprar da Gman para adicionar 2-3,2 galões americanos e eu sei que muitas pessoas seguiram esse caminho para lhes dar uma capacidade de combustível muito grande. Eu seriamente considerei fazer isso, mas com a quilometragem que eu consigo, não é grande coisa e, apesar de o quão confortável minha esposa está, ela ainda precisa parar para descansar após 1 hora e meia (aproximadamente no meio do tanque). Os modelos anteriores da C90 (pré-2008) também tiveram problemas com o superaquecimento e falha do estator (um defeito de design na opinião da maioria das pessoas), mas a maioria das pessoas simplesmente joga um R/R 602 para compartilhar a carga por US$ 200 instalado e você está pronto para ir. Eu também prefiro o estilo da C90 a qualquer outra moto na estrada. Eu não prevejo querer ou precisar mudar para outra moto até que meu bebê fique muito velho.

#6 ·
No verão passado, fiz o upgrade de uma C50 '05 para uma C90 '05 e estou muito feliz com a mudança. Na C50, com a relação de marchas, eu evitava andar na rodovia. Eu sentia que estava forçando muito o motor em alta velocidade. Quando andava com duas pessoas, eu tinha que reduzir constantemente para subir pequenas colinas. A C90 resolve os dois problemas. Gosto que não haja necessidade de ajustes de válvulas. Também gosto que seja refrigerado a óleo, sem radiador grande e feio. Outra característica interessante são os para-lamas de metal em comparação com os de plástico na C50.

Sim, é mais pesado que seu irmão menor, portanto, um pouco menos esportivo. Eu não ataco as curvas na C90 como fazia na C50. Minha única reclamação sobre a C90 é o tanque de combustível pequeno, mas não vou gastar US$ 400 ou mais no tanque auxiliar Gman. Eu apenas planejo meus passeios em torno de paradas de gasolina de 110-120 milhas.

Conselhos? Eu diria que você ficará feliz em mudar para a C90.

#7 ·
Eu possuía ambos. Tive uma C50 por dois anos e depois troquei-a por uma C90. Para dizer a verdade, gostei muito mais da C50. Continua a ser uma das minhas favoritas de todos os tempos. Se você estiver fazendo muito em dupla, a C90 pode ser melhor, mas a C50 o levará a qualquer lugar que você queira ir. E no meu caso, de qualquer forma, tão confortavelmente, sozinho, quanto a C90.

#8 ·
Eu andei em ambos. Honestamente, gosto mais da C50.

A C90 é maior e mais longa. Produz muito mais potência do que a C50, mas não gostei da condução. A economia de combustível e a autonomia também não foram impressionantes. Então, com o histórico de falhas no estator, no regulador/retificador, decidi que não era a moto para mim.

#10 ·
Obrigado por todas as suas respostas, é tudo muito bom para refletir. Acho que vou dar à C50 esta temporada de pilotagem e adiar quaisquer decisões até a próxima primavera. Enquanto isso, keep the shiny side up!
Comprei minha c50 há pouco mais de um ano e coloquei 8700 milhas nela, cerca de metade disso a dois. Agora, minha esposa e eu não somos do lado pequeno de forma alguma e eu fiz muita pilotagem em montanhas e não posso reclamar do desempenho da moto.Eu a coloquei na laje algumas vezes e ela anda melhor com nós dois em cima do que com um a bordo. Esta semana eu estava na 65N e um trator e reboque de plataforma me ultrapassaram, com uma carga coberta com lona. Honestamente, eu estava me segurando com todas as minhas forças, eu realmente pensei que eu e a moto poderíamos nos separar por um momento.Eu gosto mais dela a 60 e abaixo e pensei em uma máquina maior com mais potência. Mas a verdade é que, na cidade e em estradas de duas pistas a 50 e abaixo, a moto se comporta como uma moto esportiva. É uma máquina muito fácil e que perdoa e, como um viajante de um dia (esse é o meu estilo), a C50 tem muito a oferecer.Quanto mais penso nisso, mais feliz fico. Ainda assim, os ajustes de válvulas são meio chatos.

#12 ·
Meu seguro subiu cerca de 20% quando mudei de 800 para 1500.

#13 ·
Meu seguro subiu cerca de 20% quando mudei de 800 para 1500.
É a penalidade de 1000cc. A seguradora não vai admitir, mas faz isso.
Adicione uma tag BMW, Ducati, HD e é maior.

#18 ·
Comentários interessantes aqui... Estou muito satisfeito com a minha c90 05, agora começando minha 3ª temporada de pilotagem após 7 anos e muitas milhas pilotando minha vol 04... A moto é apenas 100 libras mais pesada... Mais confortável em termos de espaço para as pernas... Não acho que seja pesado em cima... A gasolina está sendo armazenada na parte inferior da moto e não no tanque de gasolina falso na parte superior... Descobri que a quilometragem varia de 43 a 50 mpg, dependendo do estilo de pilotagem e da época do ano... Não vai ganhar nenhuma corrida de velocidade, mas tem potência suficiente para minhas necessidades... Alguns adicionaram o processador gman bully para corrigir esse problema... Tenho 50 mil km a partir desta publicação, sem problemas... apenas reparos no estator ...17k... e recentemente substituí o rotor traseiro. Sem reclamações e gosto da facilidade de fazer as trocas de óleo... trabalho idêntico de 10 minutos como o c50/vol ... o único trabalho que realmente faço. Sem necessidade de ajustes de válvulas... outra característica interessante e que economiza mais dinheiro. Daria 2 polegares para cima.

#19 ·
comentários interessantes aqui... tenho ficado muito satisfeito com a minha c90 05, agora começando a minha 3ª temporada de pilotagem após 7 anos e muitas milhas pilotando minha vol 04... a moto é apenas 100 libras mais pesada... mais confortável no que diz respeito ao espaço para as pernas... não acho que seja pesada em cima... a gasolina está sendo armazenada na parte inferior da moto e não no tanque de gasolina falso na parte superior... descobri que a quilometragem varia de 43 a 50 mpg, dependendo do estilo de pilotagem e da época do ano... não vai ganhar nenhuma corrida de velocidade, mas tem potência suficiente para as minhas necessidades... alguns adicionaram o processador gman bully para corrigir esse problema... tenho 50k a partir desta publicação sem problemas... apenas reparos no estator ...17k... e recentemente substituí o rotor traseiro. Sem reclamações e gosto da facilidade de fazer as trocas de óleo... trabalho idêntico de 10 minutos como o c50/vol... o único trabalho que realmente faço. Sem necessidade de ajustes de válvulas... outro recurso interessante e economiza mais dinheiro. Daria 2 polegares para cima.
+1, Concordo totalmente. Eu amo minha C90. Vou instalar um 602 R/R em algum momento deste verão para evitar qualquer possibilidade de problemas no estator.

#20 ·
Olá fórum. Bem, eu tenho minha C50 há cerca de um mês e agora minha cara-metade parece querer cada vez mais passeios. Tanto que estou debatendo a possibilidade de mudar para uma C90. Alguém já andou nas duas e pode oferecer alguma informação sobre a diferença de potência? Conforto? Manutenção? (ajustes de folga das válvulas...em que ano eles se tornaram autoajustáveis?) Obrigado antecipadamente, apenas ponderando a possibilidade.
Mais cavalos e torque.

#21 ·
Olá;

Comecei a andar de moto no ano passado e escolhi uma Suzuki C50SEC 2009 para a minha primeira moto. Adoro a moto, mas descobri que estava a ficar rapidamente grande para ela. A moto parecia "pequena" para andar e faltava-lhe capacidade de carga.

Verifiquei a C90 de 2013 como uma opção. Prefiro motos refrigeradas a líquido (muito trânsito na minha área), por isso só olhei para o modelo de 2013. Moto bonita, mas na minha opinião era apenas uma versão maior da C50. Teria os mesmos problemas de carga, com o escape de fábrica a atrapalhar as malas aftermarket que eu queria. E pelo dinheiro, eu poderia comprar uma moto muito melhor (ligeiramente usada), como uma Kawasaki 1700 Nomad 2009-2010 - motor maior, mais fácil de modificar, seis marchas e controle de cruzeiro.

No final, decidi ficar com a minha C50 e modificá-la para melhor atender às minhas necessidades, começando com novos tubos para abrir espaço para malas rígidas novas e maiores (para começar). Até agora, gastei pouco mais de US$ 1000, o que é bom para mim em comparação com os milhares a mais que teria que gastar em uma moto nova (ou mesmo usada).

#23 ·
Olá;

Comecei a andar de moto no ano passado e escolhi uma Suzuki C50SEC 2009 para a minha primeira moto. Adoro a moto, mas descobri que estava a ficar rapidamente grande para ela. A moto parecia "pequena" para andar, e faltava-lhe capacidade de carga.

Verifiquei a C90 de 2013 como uma opção. Prefiro motos refrigeradas a líquido (muito trânsito na minha área), por isso só olhei para o modelo de 2013. Moto bonita, mas na minha opinião era apenas uma versão maior da C50. Teria os mesmos problemas de carga, com o escape de fábrica a atrapalhar as malas aftermarket que eu queria. E pelo dinheiro, eu poderia comprar uma moto muito melhor (ligeiramente usada) como uma Kawasaki 1700 Nomad 2009-2010 - motor maior, mais fácil de modificar, seis marchas e controle de cruzeiro.

No final, decidi ficar com a minha C50 e modificá-la para atender melhor às minhas necessidades, começando com novos tubos para abrir espaço para malas rígidas novas e maiores (para começar). Até agora, gastei pouco mais de $1000, o que é bom para mim em comparação com os milhares a mais que teria que gastar em uma moto nova (ou mesmo usada).
Você também pode considerar fazer a modificação da transmissão traseira. Ele utiliza a transmissão traseira da C90 que, quando instalada na C50, lhe dá uma configuração de marcha para turismo. Sensação de moto muito maior, menos vibração em velocidade de rodovia e menos rpm. Alivia o motor, o que é útil.

#22 ·
Em relação ao tamanho, não há muita diferença entre a 50 e a 90. Eu nunca andei numa 90, mas já andei com elas, e lado a lado, quase não consigo notar a diferença entre as duas motos. A 90 é completamente diferente no que diz respeito à potência e às relações de transmissão, mas se o tamanho físico é a sua preocupação, não faz diferença.
Enviado do Motorcycle.com Free App

#26 ·
Tenho um amigo que não conseguia superar o facto de o depósito de gasolina ser falso no seu C90... Acho que isso o incomodou tanto que ele acabou por se livrar dele por causa disso. Ainda não entendo por que ele o comprou se isso o incomodava tanto... cara estranho.
Meu cérebro sempre dá a resposta "ah, é mesmo?" quando alguém aponta o tanque falso para mim - mesmo sabendo disso há alguns anos. De alguma forma, meu cérebro simplesmente não aceita que aquela coisa grande de metal na frente do assento não é o tanque de gasolina.Cérebro estúpido.

#29 ·
A atualização da unidade C90 fez uma enorme diferença para mim. Basicamente, quando você está a 80 mph, parece que está a cruzar a 60 mph!!! Estou tão feliz por ter feito isso. Também baixei minha moto em 3 polegadas. Tenho um escapamento de reposição, malas enormes (mas vou trocá-las em breve, estão ficando velhas), tenho alguns protetores de motor com pedais de estrada. Eu absolutamente amo minha C50!!!! Mods são divertidos. Você pode acabar comprando uma moto diferente e ainda ter que gastar um monte de dinheiro para deixá-la com a sua cara... No final, tudo se resume ao que torna sua pilotagem mais agradável... Divirta-se!!!

#32 ·
A atualização da unidade C90 fez uma enorme diferença para mim. Basicamente, quando você está a 80 mph, parece que está a cruzar a 60 mph!!! Estou tão feliz por ter feito isso. Também abaixei minha moto em 3 polegadas. Tenho escapamento de reposição, malas enormes (mas vou trocá-las em breve, estão ficando velhas) tenho algumas barras de proteção com pedais de estrada. Eu absolutamente amo minha C50!!!! Mods são divertidos. Você pode acabar comprando uma moto diferente e ainda ter que gastar um monte de dinheiro para deixá-la com a sua cara... No final, tudo se resume ao que torna sua pilotagem mais agradável... Divirta-se!!!
Engraçado você dizer isso. O que eu realmente quero é ter duas motos na minha garagem. Uma moto de duas rodas para passeios de um dia e deslocamentos, e um sidecar para pequenas viagens, recados e apenas por diversão.

#30 ·
Não posso falar por um C90, mas posso dizer que tive a minha VL800 durante 5 anos e, depois de mudar para uma VL1500LC, nunca mais voltaria a uma VL800. A 1500 parece maior, sente-se maior, tem mais espaço para as pernas e virilhas, e não consigo tocar na 5ª velocidade abaixo de 55. Esta coisa parece estar quase a trabalhar em ponto morto a 65 mph. Além disso, a dormência nas minhas mãos desapareceu completamente.
Levei a VL800 do meu cunhado ontem para colocar pneus novos e as minhas mãos ficaram dormentes durante todo o caminho de ida e volta. Também achei muito pequena a andar naquela mota. O meu voto é para uma LC/C90.

#31 ·
Eu andei tanto na C50T de 2013 quanto na C90T. Eu realmente gosto da C50T suave, com certeza é uma 800 contra uma 1500, mas no final das contas você só vai andar em velocidades máximas na estrada. Não há necessidade de quebrar o pescoço para chegar lá como alguns fazem.

Mas eu realmente gosto da C50T. Agora, se você for mais baixo, digamos 1,65 metro e abaixo, você provavelmente ficará mais confortável em uma C50T, pois a moto é mais fina e você não ficará na ponta dos pés porque suas pernas têm que contornar o tanque mais largo que a C90T exibe.

Se você for um homem mais alto, então não há problema. Mas quanto ao passeio, como eu disse, eu realmente gosto da minha C50T 2013, ela anda muito bem, segura bem nas curvas, suspensão suave, que tem 5 configurações. Tem aqueles belos raios e paredes brancas. O que descobri em outro tópico é que lavá-los com as Borrachas Mágicas Mr Clean funciona maravilhosamente! É uma moto muito boa. E a C50T tem aqueles belos assentos e bolsas cravejados, e o encosto para seu parceiro.

Além disso, a C50T é muito mais fácil de segurar e controlar se você tiver algum problema, pois a moto vem com um peso leve de 295 kg (651 lbs) em comparação com a C90T que pesa 363 kg (800 lbs).

E custa cerca de 1.000 dólares a menos que a C90T, que não vem com um encosto para sua segunda pessoa, então você precisará comprar isso. E sem assentos cravejados sofisticados. Também achei que a moto andava um pouco mais áspera. E realmente não há "classe" para a moto. Quando você anda em uma máquina, você quer sentir orgulho do que está, e a C50T é atraente e também uma moto incrível. E anda tão bem com 2 pessoas.

Você entra com os assentos e bolsas cravejados. As jantes raiadas, com as paredes brancas e uma boa quantidade de cromo. Com seu parceiro radiantemente bonito nas costas e você simplesmente se apaixona pela moto.

Onde a C90T tem assentos normais, sem encosto. As malas laterais estão mais próximas das de plástico do que das bonitas de couro que a C50T tem, que são de plástico sólido na parte de trás e na parte inferior. As malas da C90T são como coisas grandes, volumosas e feias amarradas a uma máquina que tem jantes fundidas que são cinza escuro e bem, a moto é simplesmente feia!

E como eu disse, parte do passeio é como você se sente com a moto e na moto. A C50T tem um bom motor de 805cc que vai tão rápido quanto você precisa. As motos são mais leves e fáceis de manusear. As pessoas gravitam em direção à sua moto para dar uma olhada nela.

E quando você começa a adicionar peças como a barra de luz OEM, aquela peça de couro que se encaixa no tanque entre o assento e o console, e um conjunto de protetores de motor bonitos e alto-falantes kuryakyn. Você pode fazer com que a moto já sofisticada pareça melhor do que qualquer harley barulhenta por aí.

E!!!!! Só no caso de você querer que sua moto tenha canos barulhentos, existem 3 conjuntos de canos no cruiser customizing para a C50T/M50 sozinha que podem fazer a porcelana chinesa em seus armários tremer.

Então sim, C50T é minha escolha. :shades:

#35 ·
Acho que você fez uma escolha sensata. A troca de tração funcionou muito bem para nós. Andamos de In. para Tn. nas férias e foi bom. Corremos a 70-75 o tempo todo e sem problemas. Tinha bastante potência se eu precisasse acelerar para ultrapassar um caminhão rapidamente. Se você decidir comprar uma moto maior mais tarde, basta colocar a tração original de volta e alguém aqui provavelmente comprará a tração modificada.

#36 ·
Estou a considerar comprar uma C90 de 2007, mas com medo do peso e do problema do estator. Sou uma mulher de 45 anos, 1,88 m, curvilínea, com 104-111 kg, que andou fora de estrada durante toda a infância, por isso muito confortável com a condução, exceto por ser nova em motos de estrada pesadas a fazer inversões de marcha/becos sem saída e talvez falta de experiência em curvas grandes.

Estou com dificuldades em escolher uma moto. O problema é que qualquer coisa com menos de 1300cc parece um CÃO a sair e a ultrapassar, apesar de a velocidade não ser o foco da minha condução. Não quero comprar uma moto pequena demais e preciso de fazer um upgrade até à próxima época. Tenho de ter malas laterais e não posso ter apoios para os pés, pois já fiz várias cirurgias ao joelho, por isso preciso de poder mudar de posição aqui e ali. Gosto de uma carenagem batwing em vez daquele para-brisas estilo polícia, mas parece difícil de encontrar e caro para adicionar/trocar. Parece-me que sento-me muito alta para a maioria dos para-brisas de polícia, por isso não sei se devo sequer preocupar-me em procurar algum. Não faço ideia da diferença entre os tipos, mas tenho decalques que gostaria de adicionar à batwing que combinem com o meu capacete... é uma coisa de mulher;)

Provavelmente não vou mexer na minha moto, exceto nas mudanças de óleo, e estou muito nervosa com todo o problema do estator. Se alguém quiser contactar-me para discutir se esta é a moto certa para mim, agradecia. Nada mais na gama de preços pareceu tão confortável ou tão bem equipado pelo preço.